quinta-feira, 2 de outubro de 2014

RECIFE DE LUXO


PINA, o mesmo bairro que um há tempo atrás era lembrado por suas palafitas pela miséria do povo. Hoje recebe as principais grifes de moda do planeta




Exclusividade, foco no público alvo e sofisticação. Essas são algumas das metas do luxuoso mercado de moda que aportou em Pernambuco nos últimos meses. Com isso o Recife vem se destacando no cenário nacional como a única cidade do Nordeste a receber essas grandes marcas internacionais. A chegada do RioMar Shopping, situado na zona sul, inaugurado em 30 de Outubro de 2012 evidenciou a importância econômica da cidade. As inaugurações de lojas próprias de grandes grifes italianas como a Prada, Empório Armani, e Dolce & Gabbana  fez a capital de Pernambuco entrar na rota internacional do mercado de luxo.
Petrônio Carvalho, sub-gerente na loja da Empório Armani, grife do estilista italiano Giorge Armani, diz que todas essas opções se complementam e juntas consolidam a implantação desse tipo de mercado na cidade “É  muito importante ter  lojas  como a Prada, a Burbuerry e a Gucci por perto. Sem elas a Empório não sobreviveria” ressaltou.
Com todas essas marcas concentradas em apenas um centro de compras o Recife começa a ser a grande referencia da região nesse segmento. Marlon Felipe, vendedor na loja da Prada, renomada grife de acessórios de luxo, diz que atende clientes de todo o Norte/Nordeste. A chegada da marca ao estado, fez com que o consumidor que na maioria das vezes comprava as peças apenas do exterior, passasse a comprar na loja, que oferece opções de parcelamento em até 6x vezes, possibilitando mais comodidade nas compras, porém ele confessa que as vendas parceladas são raridade. Segundo o vendedor a vinda da Prada para Pernambuco foi decidida após a apresentação do RioMar Shopping feita pelo empresário João Carlos Paes Mendonça em São Paulo.


A Dolce & Gabbana, que inaugurou sua loja pernambucana no ultimo mês de janeiro, ainda tenta a adequação dos seus produtos no mercado nordestino. A vendedora Marcela Caleari frisa que a marca está procurando a identidade das mulheres locais.  “Estamos experimentando. A marca está estudando o mercado na questão da numeração das roupas, assessórios e toda a demanda que o Nordeste pede. Percebe-se que aqui as mulheres tem hábitos e estilo de vida diferente das mulheres paulistanas eu vejo que no Recife o publico vem ao shopping para passear em São Paulo é um pouco diferente, temos muitas mulheres executivas que procuram um tipo roupa bem mais formal” analisou.

Todas essas as marcas já possuíam filiais em São Paulo e algumas no Rio de Janeiro. Apostando no Nordeste e focando no Recife como ponto estratégico de consumo. O dito mercado de luxo já estaria firme em terras pernambucanas. Mas a adequação ao estilo de vida local é um desafio para todas essas empresas.

Segundo os vendedores dessas lojas o pernambucano tem procurado esse mercado de luxo na grande maioria das vezes por já conhecer a marca e em algumas exceções busca a promessa de exclusividade que esse segmento oferece. Petrônio Carvalho afirma que o cliente local tem muito bom gosto “O pernambucano gosta de coisa boa e com cultura. O nosso cliente e aquele que procura um produto diferenciado e de boa qualidade, independente de valores.” analisou.

Questionados sobre as perspectivas de futuro e como está sendo feita a propaganda local os representantes dessas marcas tem buscando diversos meios de divulgação. Na Empório Armani, por exemplo, uma das apostas é o publico “passante” que acabam conhecendo a loja esporadicamente. A grife também investe na divulgação em redes socias e no serviço de telemarketing feito pelos próprios vendedores. Uma festa para o lançamento oficial da loja na cidade estaria programada para o próximo mês de outubro. A  Dolce & Gabbana que inaugurou três novas lojas quase ao mesmo tempo no país, estaria otimista com as perceptivas de futuro “O investimento foi feito, e não pretendemos desistir” afirmou Marcela.

A inglesa Burbuerry marca muito conhecida no mundo fashion foi a pioneira nesse novato mercado de luxo recifense. Inaugurada junto com o Shopping a marca teria aberto o caminho para as tantas outras grifes que abriram suas lojas logo em seguida. Luciana Braga sub-gerente da única filial da marca no nordeste  reforça a informação que as parcerias entre com as outras lojas é fundamental e  acontece de maneira muito sadia entre os próprios funcionários, já que a clientela e praticamente a mesma. Ela também ressaltou que a concentração dessas grandes marcas de luxo em um mesmo espaço dinamiza o mercado, aumenta o fluxo de pessoas e expande as opções compra para os clientes.
Outra característica importante que diferencia as grifes que formam esse grupo é a questão das mesmas serem lojas próprias. Contrastando com o crescente  mercado de franquias que tem forte tradição nos shoppings do Brasil. Todas essas marcas já citadas, são filiais e a relação com as lojas sedes que geralmente estão situadas em países europeus como a Itália e a Inglaterra é constante.
O padrão internacional é seguido à risca. Um exemplo; o cliente que freqüenta a loja da Dolce & Gabbana em Milão na Itália, poderá encontrar o mesmo padrão estético e os mesmos produtos que a loja italiana oferece estando na filial do Recife.
Outras grandes marcas internacionais continuam se instalando em Pernambuco. Este ano estão chegando a Louis Vuitton, Valentino e muitas outras. Mesmo com as baixas vendas do comércio em 2014 e o risco de crise financeira no próximo ano. O mercado de luxo na capital  Pernambucana segue em expansão e no que depender dos representantes comercias e vendedores dessas lojas esse segmento só tende a crescer no estado.



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